Lanches e Tortas Salgadas
Por ser uma refeição rápida, não precisa ser nutricionalmente desequilibrada, pelo contrário, os lanches feitos em casa se tornam mais saudáveis pela possibilidade de escolha dos produtos ricos em fibras, verduras, proteínas magras e pela diminuição da gordura utilizada, o que os tornam menos calóricos, fornecendo saciedade e prazer.
Os prejuízos que os lanches na rua podem trazer à saúde estão mais ligados aos exageros no consumo de gorduras e à falta de certos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.
Um lanche ou torta nutricionalmente saudável precisa respeitar a composição adequada de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Todos estes ingredientes devem estar presentes no lanche para dar saciedade e nutrição adequada.
Uma torta salgada pode servir para café da manhã, no lugar do pão, para lanche do meio da tarde ou para jantar. Lembrando que e for servida no jantar sempre deve ser acompanhada de uma boa salada verde.
Carboidratos:
Prefira farinhas integrais e sempre que possível acrescente fibras omo semente e chia, de gergelim, de linhaça, farelo de aveia ou gérmen de trigo.
Proteínas:
A proteína é fundamental para uma nutrição correta. Ela é fonte de minerais como ferro, zinco, de vitaminas como Vitamina B12 e aminoácidos que são importantes para todas as funções no nosso organismo. Além disso as proteínas são fundamentais para nos dar saciedade, evitando assim abusos calóricos e ganho de peso. Sempre prefira proteínas magras como: atum, sardinha, ovos, frango, carne magra, tofu (queijo de soja) ou frios magros.
Vegetais e Ervas:
Quando o lanche for no jantar os vegetais são presença obrigatória. Eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Sem esses nutrientes todo nosso corpo se desequilibra, levando a doenças como: câncer, obesidade, pressão alta e diabetes. Escolha pelo menos 2 tipos de vegetais abaixo:
- Folhosos verde-escuros: agrião, rúcula, alfaces, broto de alfafa, almeirão, couve, espinafre;
- Tomate, pepino, palmito, cenoura, beterraba ralada (cruas);
- Utilize ervas e temperos sobre os vegetais e nas pastas: orégano, manjericão fresco, salsinha, cebolinha.
Gorduras Boas:
Por muito tempo se achou que gorduras faziam mal. Mas, pelo contrário, elas são fundamentais para nossa saúde e por isso devem estar presentes no nosso dia a dia em nossas refeições. Prefira o azeite de oliva extra virgem, óleo de canola ou de arroz.
Fonte: Bem Nutrir Consultoria





Nenhum comentário:
Postar um comentário