Orientações para reeducação alimentar:
- horário para refeições: intervalo de 3 horas
- incluir verduras/ legumes no almoço
- * água
- * jantar!!!
- mínimo 3 frutas p/ dia
- mastigação
- atividade física
Orientações Gerais de Mudanças:
- Realizar mastigação correta, coma devagar e com prazer.
- Alimente-se no máximo a cada 3 horas.
- Procure tomar de 1,5 a 2 litros de líquidos não calóricos (água, água de coco, chá sem açúcar) ao longo do dia para se hidratar.
- Evite bebidas como café com açúcar, refrigerantes, suco artificial ou de caixinha.
- Elimine derivados do leite como queijos, requeijão, cremes, sorvetes, chocolates, sobremesas com creme de leite e leite condensado, leite em pó e cappuccino.
- Prefira adoçante natural (línea ou Blenda - sucralose, ou stevita - stévia 100% natural)
- Caso não seja diabético e tiver dificuldade de adaptação com o adoçante, use açúcar "light" ou "magro", facilmente encontrado nos mercados (magro 75% light, União 50% light, líder, doce menor).
- café deve ser passado no coador de papel e bebida na hora para ser saudável. Cerca de 200 ml (1 xícara) ao dia, de preferência pela manhã é o ideal.
- Nos finais de semana o refrigerante light ou zero açúcar poderá ser consumido com moderação, caso sinta muita necessidade.
- Elimine o hábito de consumir bolachas (inclusive água e sal) e pães de farinha branca preferindo sempre aquelas feitas com cereais e farinha integral.
- Inicie o consumo de fibras em alguma refeição (1 a colheres de sopa ao dia). Escolha: farelo de aveia, gérmen de trigo, aveia em flocos, linhaça, granola sem açúcar. A sugestão é adicionar na fruta ou suco pela manhã, em refeições salgadas ou lanche da tarde.
- Reduzir o consumo de guloseimas, aprendendo a negociar e adiar a saciedade das vontade alimentares. Escolher um dia da semana fixo (sábado ou domingo), para comer uma das guloseimas que teve vontade durante a semana.
- Utilize no máximo 1 lata de óleo por mês para cozinhar para uma família de 4 pessoas.
- Elimine álcool. É calórico e atrapalha o emagrecimento.
- Comece a caminhar 20 minutos diariamente até alcançar 40 minutos.
- Caso não consiga evitar, no final de semana, poderá escolher alguma preparação especial como massa, pizza, carnes, lanche ou sobremesa, porém sem abuso, em porções menores do que estava acostumado!
- Para o estabelecimento de um novo hábito são necessários 22 dias, portanto persista, no final deste período você estará mastigando adequadamente, sentindo-se mais leve após as refeições e garantindo uma boa digestão.
- Para conseguirmos algo diferente temos que agir de maneira diferente, portanto comece trocando o garfo normal pelo de sobremesa, além de chamar sua atenção para mastigação correta via ajudá-lo a colocar menos comida na boca. Siga os passos abaixo:
- Coma em um local tranquilo. Procure se desligar dos problemas durante a refeição. Desligue a televisão ou pelo menos deixe em um programa agradável, nada de violência e notícias ruins durante a refeição.
- Mantenha a postura, as costas eretas e os ombros relaxados enquanto se alimenta.
- Assim que colocar o alimento na boca ( com o garfo pequeno), solte os talheres e procure prestar a maior atenção no alimento que está na sua boca. Sinta a temperatura, a textura, só sabor, o aroma e todos as sensações prazerosas que essa comida pode oferecer.
- Assim que perceber que o alimento está completamente triturado e envolto em saliva, engula e prepare nova garfada. Não existe número correto de mastigações, cada alimento tem uma consistência diferente, é necessário atenção ao ato de mastigar. Só engula quando estiver completamente triturado.
- Para de comer no momento que estiver satisfeito e na próxima vez lembre-se de colocar menos comida no prato.
- Você deve demorar no mínimo 20 minutos para comer uma refeição equilibrada e corretamente quantificada.
- Lembre que o prazer mora na boca, depois de engolir não sentimos mais nada, então prolongue este prazer ao máximo!!!
Fonte: Luciana Borges de Morais / Nutrição Clínica - Clinipam

Nenhum comentário:
Postar um comentário